Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Correia

Sab | 30.09.17

A lista negra da DECO vs Infarmed

Maria Correia

 

IMG_8528hh.jpg

 

Recentemente a DECO publicou uma lista com os 14 batons hidratantes, supostamente, prejudiciais à saúde.

No final, assumia que o melhor batom do mercado, era o da marca Cien, tal como já teria acontecido com os cremes de rosto.

No passado dia 28 a Inframed, fez uma divulgação geral, sobre o assunto.

 

Os produtos cosméticos disponibilizados no mercado devem cumprir as normas europeias estabelecidas no Regulamento (CE) n.º 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de novembro de 2009, que, estando assentes no princípio da precaução, asseguram um elevado nível de proteção da saúde humana.

 

Os produtos cosméticos para cuidados dos lábios (batom, creme, gel) contêm, normalmente, na sua composição, óleos (de origem vegetal e/ou mineral), ceras, gorduras, entre outros, com a finalidade de hidratar.

 

O alarme entre as pessoas, principalmente as mulher, parece ter sido algum, segundo deu a entender nas redes sociais. Esta divulgação da Infarmed poderá vir a descansar todas neste sentido.

 

Antes da sua colocação no mercado, os produtos cosméticos devem ser submetidos a uma avaliação de segurança, efetuada com base na informação disponível sobre cada um dos ingredientes presentes na formulação, tendo em conta a categoria a que pertence o produto e as condições de utilização normais ou razoavelmente previsíveis, em particular, a ingestão inadvertida de produtos para cuidados dos lábios.

 

Veja a divulgação geral na integra aqui.

 

INFARMED

A Infarmed tem por missão regular e supervisionar os sectores dos medicamentos, dispositivos médicos e produtos cosméticos, segundo os mais elevados padrões de proteção da saúde pública, e garantir o acesso dos profissionais da saúde e dos cidadãos a medicamentos, dispositivos médicos, produtos cosméticos, de qualidade, eficazes e seguros.

Leia mais sobre a Infarmed aqui.

 

 

Deixo também um link sobre este assunto, escrito por além que sabe do que fala. AQUI.