Fitocosmética
Hoje em dia a procura de cosméticos vegetais, biológicos e amigos dos animais é cada vez maior e cada vez mais uma preocupação.
Hoje venho-vos falar da Fitocosmética.
DESDE DA ANTIGUIDADE
A utilização de plantas, na cosmética, na farmacêutica e até na área alimentar, já vem de à muitos, muitos anos.
Não se sabe quem começou, mas sabemos que desde muito cedo, são usadas para diferentes fins.
Vejam alguns exemplos:
A china e a Índia contribuíram para a extracção de óleos essenciais. Mais tarde o Egipto destacou-se ao aplicar esses óleos em bálsamos cosméticos.E também Cleópatra, motivou a pesquisa cosmética, documentos da época falam em cuidados higiénicos e algumas formas farmacêuticas.
Portugal também foi uma mais valia na descoberta das propriedades das plantas para estes fins, com o conhecimento adquiro nas viagens feitas no tempo dos descobrimentos.
Mas hoje, apesar do uso de plantas serem bastante importantes em diferentes áreas, vou vos falar da acção das plantas sobre a cosmética e como ela nos ajuda.
AS PROPRIEDADES DAS PLANTAS E AS SUAS CARACTERÍSTICAS
Actualmente e um pouco por todo o mundo, equipas ligadas à farmacêutica, à botânica e farmacologistas , estudam sistematicamente espécies de plantas para uso medicinal tradicional e cosmético.
As plantas são hoje usadas em muitos produtos farmacêuticos e em produtos de beleza, devido ás suas características especificas de cura, regeneração, embelezamento e muito mais.
Propriedades anti-cépticas , anti-inflamatórias e aroma agradável, são algumas das propriedades extraídas das plantas.
O QUE É AFINAL A FITOCOSMÉTICA? Ou como alguns lhe chamam, a cosmética vegetal.
A Fitocosmética, apesar de ser um nome estranho, tem uma grande importância na cosmética. Ela estuda a aplicação das substâncias de origem vegetal, para o cuidado da pele, do corpo e dos cabelos.
Das plantas são extraídos ingredientes que de uma forma directa ou indirecta, são usados nas fórmulas dos produtos cosméticos.
As formas directas podem ser, Óleos vegetais e/ou Extractos glicólicos ou secos.
Extracto glicólico é obtido a partir de um processo de maceração de uma erva em um solvente, como por exemplo a glicerina. Extracto seco é o que resta de uma planta depois de extraída toda a água.
As Formas indirectas, são as substâncias activas que foram extraídas e modificadas para aumentar o efeito dos produtos cosméticos tanto a nível cutâneo como capilar.
Substância activa é a matéria vegetal recolhida, apropriada para fabricar um medicamento/produto cosmético. As substâncias activas, podem ser modificadas, acrescentando alguns componentes que fazem com que esta substância seja mais eficaz ou menos agressiva à pele.
Algumas plantas/ sementes/frutos, estamos bastante habituadas a ver em produtos cosméticos tais como: O alecrim, a alfazema, a aloe vera, a aveira, a camomila, a hortelã pimenta, jojoba, arnica, karité, erva do orvalho, romã, café verde, chia, organza, acácia, rosa mosqueta, manteiga de cacau, abacate, amêndoas, entre muitos, muitos outros...
Se gostou, siga o Blog/Facebook para receber tudo sobre novos post's e partilhe com os seus/suas amigos(as).